Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo,
por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
e Paiol Produções Artísticas apresentam
Oficinas

Serão ministradas oito oficinas on-line gratuitas com duração de nove horas cada (três dias, três horas por dia) por fotógrafos experientes e que são referências em seus campos de atuação. As vagas são limitadas a 15 alunos por turma, selecionados mediante análise de cartas de intenção e imagens enviadas pelos candidatos. As vagas das oficinas serão destinadas a residentes do Estado de São Paulo, sendo que 50% das vagas serão reservadas para pessoas de fora da capital (interior e litoral).

As oficinas ministradas serão: "Fotografia Autoral", com Marcelo Greco; “Fotografia Criativa", com Gal Oppido; "Fotodocumentação", com Nair Benedicto; "Fotografia de Rua", com Alexandre Urch; "Retrato", com Priscila Prade; "Fotografia de Alimentos", com Rogério Voltan; "Autorretrato", com Jacqueline Hoofendy e "Olhar Fotográfico", com Wilian Aguiar.

Todos os participantes das oficinas receberão em suas casas os certificados de conclusão, juntamente com um caderno personalizado do festival e uma impressão fine art tamanho A4 de uma de suas fotos produzidas durante o festival, selecionada pelo professor juntamente com a equipe de produção.

FOTODOCUMENTAÇÃO NAIR BENEDICTO

A fotografia hoje é um meio de expressão utilizado amplamente. Da pequena 3 x 4 aos trabalhos que envolvem criadores e artistas, em alterações diversas em montagens, em ressignificações, é difícil encontrar onde ela – fotografia – não esteja.

FOTOGRAFIA AUTORAL MARCELO GRECO

Um dos maiores desafios de qualquer pessoa interessada em utilizar a fotografia como forma de expressão é compreender a sua potência na construção de uma narrativa poética.

FOTOGRAFIA CRIATIVA GAL OPPIDO

A fotografia é a linguagem que seleciona a cena tridimensional e a transfere para o bidimensional, para um quadrilátero estático. O corpo como significante exponencial, célula da aventura humana.

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS ROGÉRIO VOLTAN

A Oficina abordará temas relevantes para a fotografia de alimentos, como iluminação, enquadramentos, equipamentos, criatividade, produção e tratamento das imagens, dentre outros aspectos fundamentais para a realização de um trabalho diferenciado e de qualidade.

FOTOGRAFIA AUTORRETRATO JACQUELINE HOOFENDY

Por meio dos processos de criação pessoais da autora e criando um paralelo com suas pesquisas, referências e experiências, a oficina se propõe a conduzir os participantes à identificação e compreensão dos elementos potencialmente deflagradores do estado de criação.

FOTOGRAFIA DE RETRATO PRISCILA PRADE

Abordará a temática do retrato do início ao fim. Após debate teórico sobre conceitos relacionados ao tema e discussão de “situações-chave” vivenciadas por ela nos seus 25 anos de trajetória profissional, em aula prática, os alunos poderão discutir e simular todas as etapas do conteúdo abordado no curso.

OLHAR FOTOGRÁFICO WILIAN AGUIAR

O que é uma boa fotografia? Wilian ficou durante dias sem a resposta para tal pergunta, mas foi um grande marco para que ele iniciasse uma pesquisa para criar um material para suas aulas de fotografia, algo que pudesse responder a uma pergunta tão desafiadora.

FOTOGRAFIA DE RUA ALEXANDRE URCH

Nesse curso o aluno aprenderá sobre a história, a essência e a atitude da fotografia de rua, além de aprender sobre o melhor equipamento, como trabalhar a composição em meio ao caos das ruas, estética, ética e como contar a sua história tendo em vista o cotidiano urbano.